Género na Educação
- Em Moçambique ha uma grande disparidade de gênero na participação das raparigas no ensino comparado com os rapazes.
- As desigualdades de género na educação são explicadas por diferentes factores:
- Fatores de procura – que influenciam a educação da rapariga e que resultam da combinação de estruturas económicas e socioculturais onde se destaca a pobreza e as percepções sobre o papel da educação.
- Factores da Oferta – São as barreiras inerentes ao próprio sistema de educação e estão relacionadas com a qualidade de serviços oferecidos, as escolas, os professores.
Factores de (Des-)Igualdade
Factores da Procura
- Pobreza:
- Fraca percepção dos benefícios da educação
- Sobrecarga de trabalho
- Uniões prematuras
- Ritos de iniciação
Factores da Oferta
- Quantidade e qualidade das escolas influenciam o acesso e a retenção
- Regulamentos relativos ao assédio e abuso sexual e gravidez precoce
- Ambiente escolar e estereótipos
- A qualidade de professores e a presença de professoras
Como alcançar a Igualdade e Equidade de Género na Educação?
- Mudança do discurso centrado nas mulheres, passando a ser focalizado nas relações desiguais entre mulheres e homens;
- Assegurar que as Unidades de Género (UG) tenham um mandato e autoridade claros e exerçam as suas responsabilidades. Introduzir programas para a redução do fosso de género, aplicação de normas e regulamentos que combatam a discriminação de género, o assédio e abuso sexual, e uniões prematuras;
- Introduzir a perspectiva de género na análise de políticas, programas e mecanismos de monitoria e avaliação; medir o impacto de estratégias e programas de desenvolvimento em raparigas e mulheres e homens e rapazes;
- Uso de metodologias de ensino participativas e inclusivas que criem um ambiente propício para o empoderamento de meninas e meninos, raparigas e rapazes e mulheres e homens.
Desafios do Sector da Educação para a Igualdade de Género
No desenvolvimento institucional
- Limitada capacidade técnica aos níveis local, distrital, provincial e nacional nas áreas de planificação e gestão financeira, monitoria e avaliação na perspectiva de género;
- Recursos financeiros, materiais e humanos escassos exigindo maior priorização das intervenções e racionalização dos recursos disponíveis, assegurando alocação para o género.
Na qualidade
- Eficácia do ensino-aprendizagem.
- Insuficiente número de professoras e gestoras escolares funcionando como modelo;
- Currículo e materiais de ensino-aprendizagem não são sensíveis ao género, e alguns reflectindo estereótipos de género;
- Editoras e autores com perfil e perícia para incluir a perspectiva de género nos materiais instrucionais e livros.
- Professores pouco qualificados, e muitos professores optam pelo ramo da educação como oportunidade de emprego e não uma tarefa de vocação, disponibilidade e humanismo para ensinar os outros.
Factores da Oferta
- A entrada tardia de crianças e jovens sendo a maior parte deles do sexo feminino.
- A existência de muitas crianças e jovens em situação de vulnerabilidade por diversos motivos e sem apoio é uma grande preocupação.
- As taxas de repetência e desistência permanecem altas principalmente no seio das raparigas e mulheres.
- Casos de abuso e assédio sexual dentro e fora das instituições de ensino e de formação.